Tempos atrás nós editamos uma série de artigos denominados “Ensinando HUNA para as Crianças”, de autoria de Max Freedom Long, que poderão ser acessados através dos links abaixo:
https://orem.blog.br/hooponopono/49-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-i/
https://orem.blog.br/hooponopono/50-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-ii/
https://orem.blog.br/hooponopono/51-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-iii/
https://orem.blog.br/hooponopono/52-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-iv/
https://orem.blog.br/hooponopono/53-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-v/
https://orem.blog.br/hooponopono/54-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-vi/
https://orem.blog.br/hooponopono/55-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-vii/
https://orem.blog.br/hooponopono/56-ensinando-huna-para-as-criancas-parte-viii/
Em seu septuagésimo sexto ano de vida, Max Freedom Long escreveu uma série de histórias para crianças baseadas na Psicofilosofia Huna. Ele as chamou de ‘How Everything Was Made’ (‘Como Tudo Foi Feito’). O seu dom único de sagacidade e imaginação foi colocado em jogo, enquanto ele descrevia histórias relacionadas à CRIAÇÃO.
Revisitando o tema, nós destacamos o artigo do Dr. Serge Kahili King, denominado “Teaching Huna To Children”, Aloha International 2002, que descreve como nós poderíamos ensinar os 7 PRINCÍPIOS DA HUNA às crianças, de maneira eficaz.
Dr. Serge Kahili King é um Kahuna Kupua Havaiano e professor e divulgador da Psicofilosofia HUNA.
Tradução livre Projeto OREM®
“De vez em quando eu sou questionado se algum livro ou curso tem sido elaborado e apresentado por alguém especificamente para crianças, ou se eu consideraria fazer um.
Em primeiro lugar, eu penso que seria ótimo se alguém fizesse isso (e me avisem, assim eu posso dizer às outras pessoas quem está fazendo isso).
Em segundo lugar, eu não faria isso sozinho porque eu penso que Huna é tão simples que qualquer pessoa de qualquer idade perceptiva é capaz de entendê-la e aplicá-la.
Na verdade, na maioria das vezes, quando eu estou ensinando adultos, eu tenho que complicar mais do que realmente ela é, para que eles a aceitem.
Muitas vezes, quando a Huna é apresentada de forma tão simples quanto realmente é, pessoas cientificamente treinadas e intelectualmente condicionadas tendem a rejeitá-la como algo que não vale a pena perseguir.
Quando os pais me perguntam se os seus filhos podem frequentar um de meus cursos, eu sempre respondo que sim, desde que eles estejam interessados o suficiente para participar dos exercícios, discussões e perguntas.
O participante mais jovem que eu já tive em um workshop de Huna foi um menino de cinco anos e meio. Ele acabou sendo um dos melhores estudantes, com as experiências mais vívidas e algumas das melhores perguntas. A única coisa que eu tinha que fazer era ser tolerante com técnica dele de meditação, rolando silenciosamente para frente e para trás debaixo da cadeira de sua mãe.
Pessoalmente, eu não vejo necessidade alguma de um curso especial apenas para crianças (embora alguns pais possam pensar assim). As crianças têm os mesmos tipos básicos de problemas que os adultos (amor, medo, raiva, sucesso, etc.) e o mesmo desejo de serem mais felizes e mais eficazes. Contanto que uma criança tenha alguma coisa que ele ou ela queira mudar, eles então estarão prontos para a Huna.
Naturalmente, para isso é importante adequar a sua linguagem ao seu público. Quando eu estou ensinando um grupo principalmente de adultos com algumas crianças, eu faço questão de incluir exemplos com os quais as crianças possam se relacionar e reduzir as discussões intelectuais para que não fiquem muito entediadas.
Quando eu estou ensinando um grupo principalmente de crianças com alguns adultos, eu incluo exemplos com os quais os adultos possam se relacionar e adiciono uma ou duas ideias intelectuais para que não fiquem entediados.
E eu permito a ambos adultos e crianças a liberdade de ir e vir quando eles quiserem, usando a teoria de que você só aprenderá o que você está interessado de qualquer forma. Parte do meu trabalho como um professor é fazer com que isso seja o mais interessante possível para todos os participantes, no entanto, eu não sou obcecado por isso.
Se eu fosse ensinar os Sete Princípios a um grupo de crianças, eu provavelmente os reformularia um pouco. Afinal de contas, não há nada de sagrado no texto. Contanto que você transmita o conceito por detrás, você está sendo verdadeiro ao espírito deles. Portanto, eu poderia enunciá-los das seguintes maneiras alternativas:
Os 7 Princípios da HUNA:
1º – Como você se sente depende de como você pensa.
1º PRINCÍPIO HUNA: IKE – O MUNDO É O QUE VOCÊ PENSA QUE É: Você cria a sua própria experiência da realidade através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações.
2º – Todas as coisas ouvem o que você diz e sentem o que você sente.
2º PRINCÍPIO HUNA: KALA – NÃO EXISTEM LIMITES: Não existem limites reais entre você e o seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo, você e Deus. A separação é uma ilusão.
3º – O que você quer é mais importante do que o que você não quer.
3º PRINCÍPIO HUNA: MAKIA – A ENERGIA FLUI PARA ONDE A ATENÇÃO VAI: Os pensamentos e sentimentos que você abriga, conscientemente ou não, formam um esquema, um projeto, desígnio ou plano para que chegue à você a experiência mais próxima e equivalente a esses pensamentos e sentimentos. A atenção dirigida é o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto para a cósmica.
4º – As coisas não acontecem ontem e elas não acontecem amanhã; elas só podem acontecer nesse exato momento presente.
4º PRINCÍPIO HUNA: MANAWA – AGORA É O MOMENTO DE PODER: Você não está preso a nenhuma experiência do passado nem a nenhuma expectativa do futuro. Você tem o poder no presente momento para mudar as crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes para o futuro de sua escolha. Ao mudar seus pensamentos, você muda sua experiência.
5º – Quanto mais feliz você está, mais sorte você tem.
5º PRINCÍPIO HUNA: ALOHA – AMAR É ESTAR FELIZ COM (ALGUÉM OU ALGO): O Universo e os seres humanos existem devido ao amor. Em Huna, o amor implica a criação da felicidade. Tudo funciona melhor quando esse princípio é seguido conscientemente pois assim a felicidade deixa de ser apenas um efeito colateral.
6º – Sempre existe alguma coisa que você é capaz de fazer.
6º PRINCÍPIO HUNA: MANA – TODO PODER VEM DO INTERIOR: Não existe poder fora de você porque o poder da Vida ou do Universo trabalha através de você em sua vida. Você é o canal para esse poder; as suas escolhas e as suas decisões dirigem-no. Nenhuma outra pessoa tem poder sobre você e o seu destino a menos que você permita.
7º – Sempre faça o que funciona (e se o que você fizer não funcionar, faça alguma coisa diferente).
7º PRINCÍPIO HUNA: PONO – A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE: Em outras palavras, todos os sistemas são arbitrários e assim fica-se absolutamente livre para usar aquilo que é eficaz.
Essas são apenas sugestões, é claro. Em uma situação particular ou para um grupo particular, eu posso mudá-las de outra maneira.
As crianças (como os adultos) tendem a ser muito receptivas às imagens e isso significa que é importante usar muitas palavras descritivas cheias de conteúdo sensorial quando você está explicando algo ou conduzindo uma meditação ou outra experiência interior, porque quanto mais abstrato você for, menos impressão você vem a propiciar.
Pegue essa frase de uma meditação guiada que eu tenho ouvido: ‘Agora você está em um lugar maravilhoso onde todas as pessoas estão felizes.’ Bem-intencionada, mas realmente não evoca nada.
Aqui está uma alternativa mais evocativa: ‘Agora você está em um parque onde os pássaros cantam ao lado de uma cachoeira cercada por lindas flores e muitas crianças estão brincando e rindo.’ A diretriz aqui é descrever alguma coisa que poderia ser um lugar ou evento específico e não apenas qualquer lugar ou qualquer evento.
Com crianças em seu público (e alguns adultos), também é uma boa ideia permitir mais movimento do que normalmente. A maioria dos adultos na sociedade moderna têm sido totalmente treinados ao longo de muitos anos para se sentar calmamente em uma situação de aula.
O aprendizado humano, no entanto, ocorre muito mais rápido e é mais bem lembrado quando tanto a mente quanto o corpo estão envolvidos no processo e as crianças sabem [conhecem] disso instintivamente.
Quando as crianças estão na minha plateia, deixo-as fazer o que quiserem, desde que não atrapalhe a classe como um todo. Ao longo dos anos, eu aprendi que algumas pessoas aprendem melhor quando estão andando, deitadas, olhando para longe de mim ou apenas se movendo ritmicamente. Como as crianças são mais propensas a agir assim do que os adultos, dou-lhes o máximo de liberdade possível.
As crianças não têm que ser educadas de maneira diferente porque elas são crianças. Elas têm que ser educadas de uma maneira que permita o seu nível de linguagem, as suas preocupações e as suas capacidades de aprender em formatos que funcionem para todos os humanos, independentemente da idade.”
—–
Imagem: yannis-h-uaPaEM7MiQQ-unsplash.jpg – 2 de abril de 2023
Referências bibliográficas da OREM1
Amazing Women In History – artigo https://amazingwomeninhistory.com/morrnah-nalamaku-simeona-hawaiian-healer/
Amy Thakurdas, PhD – artigo “Ho’oponopono: Universal Healing Method For Mankind” – Wholistic Healing Publications – September 2008 Volume 8, No. 3
André Biernath – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;
Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;
Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/
Bruce Lipton – livro “A Biologia da Crença “;
Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);
Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;
Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;
Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;
Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);
David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);
Dr. Alan Strong – artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;
Dr. Amit Goswami – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;
Dr. Benjamin P. Hardy, psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;
Dr. Bruce H. Lipton – livro “A Biologia da Crença”;
Dr. Deepak Chopra – livro “Criando Prosperidade”;
Dr. Gregg Braden – livro “A Matriz Divina”;
Dr. Helder Kamei – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;
Dr. Joe Dispenza – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);
Dr. Kenneth Wapnick – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;
Dr. Maxwell Maltz – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
Dr. Nelson Spritzer – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Dr. Richard Maurice Bucke – livro ‘Consciência Cósmica’;
Dr. Serge King – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);
Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);
Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);
Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);
Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;
Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/
James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;
Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;
Joe Vitale – livro “Limite Zero”;
Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;
John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;
John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/
Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);
Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);
Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931. Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/
Krishnamurti – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.
Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);
Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;
Livro “Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);
Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);
Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf
Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;
Matthew B. James. Estudo Acadêmico , para um Programa de Doutorado da Walden University, Minneapolis, Minnesota, USA, 2008, doutorando em Psicologia da Saúde, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness”. O estudo completo pode ser acessado no site da Walden University no link: https://scholarworks.waldenu.edu/dissertations/622/#:~:text=The%20results%20demonstrated%20that%20those,the%20course%20of%20the%20study.
Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/
Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;
W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” – Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.
William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;